quarta-feira, 27 de julho de 2011

educação e conhecimento

atividades físicas na crechecapacitação em educação física



















professores mediadores

professores mediadores

Projeto professores mediadores
Faixa etária: creche
Professores: Edilamar Alves, Alyne Canela, Mª dos Anjos.

Objetivos:
Deseja-se que os docentes ampliem seu campo de conhecimento, através de cursos de capacitação, e posteriormente disseminar para todos os demais servidores da instituição
Desenvolvimento;
A secretaria municipal de educação do município selecionou profissionais para o curso de capacitação em educação física. Os gestores das escolas dispensaram os profissionais para o curso, enfatizando que esse curso traria para os professores melhores metodologias para aplicar em sala de aula, pois a dinâmica na sala de aula faria com que os alunos se sentissem mais motivados a voltar à escola, pois na creche, não só se cuida das crianças, a escola quer mais, além disso, quer ensinar a autonomia, o respeito, e os cuidados com a higiene. A metodologia aprendida no curso, sistematizada através de um planejamento das atividades a serem desenvolvidas. Na creche municipal Mª Augusta Esbell, foi desenvolvido as atividades com adaptação para a faixa etária atendida pela professora Edilamar Alves de Oliveira e demais professores, em conversa com a gestora e a coordenadora da instituição, foi pedido um espaço na rotina da creche para a aplicação das atividades lúdicas recreativas, pensando nas atividades desenvolvidas na sala, a professora trabalhou os números as formas as letras dos nomes dos alunos as vogais, e as leitura de historias, adaptando as brincadeiras para melhor aguçar a curiosidade e participação dos alunos.
O desenvolvimento deu-se em uma semana, sempre depois da rotina da sala de aula, que é: oração, chamada dos alunos, leitura dos números de 1 a 6, vogais e o alfabeto, depois iniciava as brincadeiras como recompensa das atividades,o que eles fazia com maior satisfação e entrosamento,percebeu-se também que as crianças de um ano e meio e as de dois anos entendem melhor as regras do jogo que as de três anos de idade,foi também feita atividades em outras salas para que os outros professores aprendessem e continuassem a fazer na sala de aula  também como parte da rotina,visto que na creche O objetivo é o desenvolvimento psicomotor do aluno. Esse curso visa empreender nas escolas a valorização e a integração com a proposta pedagógica das instituições, sabemos também que só assim podemos garantir a formação integral dos alunos, principalmente estes dos primeiros anos da educação formal, fortalecendo através da educação física seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotores.
Vygotsky defende que o aprendizado não se subordina ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro, assim o conhecimento deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho. “A investigação mostra sem lugar a dúvidas que o que se acha na zona de desenvolvimento próximo num determinado estágio se realiza e passa no estágio seguinte ao nível de desenvolvimento atual.
Os professores em sua formação, já tinham interesse, a educação física, como mediador das atividades em sala, por isso constata-se que não é de hoje que os professores acreditam na relação de desenvolvimento físico/desenvolvimento intelectual.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

ser professor atualmente

Atualmente ser professor, se tornou sinônimo de lutas, tanto por seu espaço profissional qualificado, quanto por debater com a sociedade que se precisa valorizar e colaborar mais com a educação, que não são meros discursos, e sim o que a sociedade precisa hoje.
Eu professor procuro saber meu papel como educador e disseminado do conhecimento, aprendo muito com a interação com os alunos,devemos esta em constante estudo para suprir as demandas de questionamentos por partes deles,visto que as curiosidades e suas visões de mundo estão sempre em constante mudança pela demanda da sociedade atual.